A articulação da anca pode resistir a movimentos repetidos e a uma quantidade razoável de desgaste.
Sempre que se usa a anca (por exemplo, ao andar e correr), uma almofada de cartilagem ajuda a prevenir o atrito à medida que o osso da anca se move ..
Apesar da sua durabilidade, a articulação da anca não é indestrutível. Com a idade, o uso, bem como um mau condicionamento musculoesquelético e cardiovascular, a cartilagem pode desgastar-se e ficar danificada. Para além disso, a ausência de um programa regular de mobilidade e reforço dos músculos à volta da articulação da anca podem agravar este fenómeno. Fatores extrínsecos como quedas com consequente fratura de um dos ossos da articulação podem provocar um mau alinhamento e uma biomecânica alterada com consequente maior probabilidade de lesão da cartilagem. Qualquer uma destas condições pode levar a dores na anca.
Se estiver com dor nas ancas, eis um resumo do que pode estar a causar o seu desconforto e de como obter alívio da dor nas ancas.
Artrite
A osteoartrite e a artrite de causa reumatismal estão entre as causas mais comuns de dor na anca, especialmente em adultos mais velhos. A artrite leva à inflamação da articulação da anca e à ruptura da cartilagem que amortece os ossos. A dor agrava-se gradualmente com diminuição da função. As pessoas com artrite também sentem rigidez e têm um alcance de movimento reduzido na anca. Saiba mais sobre a osteoartrose da anca.
Fracturas da anca.
Com a idade, os ossos podem tornar-se fracos e frágeis. Os ossos debilitados são mais susceptíveis de se partir durante uma queda.
Bursite.
As bursas são pequenos sacos de líquido encontrados entre tecidos tais como osso, músculos e tendões, aliviando a fricção entre estes tecidos. Quando as bursas ficam inflamadas, podem causar dor. A inflamação das bursas é geralmente devida a atividades repetitivas que sobrecarregam ou irritam a articulação da anca.
Tendinopatia.
Os tendões são as bandas espessas de tecido que ligam os ossos aos músculos. Tendinopatia é a dor associado a alteração da função dos tendões. É normalmente provocada pela falta de capacidade do tendão absorver a carga que lhe é imposta.
Laceração labral da anca.
Esta lesão é uma rotura de um anel de fibrocartilagem que aumenta a àrea de superfície articular chamado labrum. Juntamente com o amortecimento da articulação da anca, o labrum actua como uma vedação ou junta de borracha para ajudar a fixar a cabeça do fémur no acetábulo da anca. Atletas e pessoas que executam movimentos de torção repetitivos correm maior risco de desenvolver este problema.
Tumores.
Os tumores que começam no osso ou que se espalham para o osso podem causar dor nas ancas, bem como noutros ossos do corpo.
Necrose avascular (também chamada osteonecrose).
Esta condição ocorre quando o fluxo sanguíneo para a cabeça do fémur abranda e o tecido ósseo morre. Embora possa afetar outros ossos, a necrose avascular ocorre mais frequentemente na anca. Pode ser causada por uma fractura ou luxação da anca, ou pela utilização a longo prazo de esteróides de alta dose (como a prednisolona), entre outras causas.
Caso sinta dor na anca deve procurar um especialista para fazer o diagnóstico e estabelecer o melhor plano de tratamento para o seu caso.
Autor: Nuno Loureiro