Nos últimos anos, têm-se verificado um aumento do interesse em torno das dietas vegetarianas. Os motivos destas escolhas alimentares são vários, e podem incluir preocupações de ordem da saúde, sustentabilidade ambiental, ou direitos dos animais e, como principal característica que as define, está a restrição ao consumo de carne e de pescado, podendo ser incluídos ou não, o consumo de ovos e/ou lacticínios.
Para que seja assegurado o equilíbrio nutricional apesar da restrição destes grupos alimentares, é benéfico o acompanhamento com o Nutricionista, que atua na prevenção e tratamento de carências nutricionais, educando para as fontes alimentares de nutrientes como ferro, zinco, iodo, cálcio e vitamina B12, entre outros, e que, revê e orienta as escolhas alimentares e respetivas quantidades para as especificidades individuais, considerando a coexistência de fatores que incrementam as necessidades nutricionais, como a prática de exercício físico, fases do ciclo de vida como a infância, gravidez e lactação, ou certas condições patológicas.
Assim, na consulta de nutrição vegetariana, aliam-se as particulares e objetivos individuais, às considerações das dietas vegetarianas. Mas, garantir uma alimentação vegetariana saudável para quem está numa fase de transição, não se fica apenas pelo processo de educação, avaliação nutricional e revisão de dados bioquímicos. É crucial rever a capacidade de colocar em prática as recomendações, encorajando-a através da partilha de formas de preparação dos alimentos de origem vegetal, que sejam viáveis para as refeições do dia-a-dia, promovendo a manutenção dos hábitos alimentares saudáveis a longo-prazo.
Por vezes, o conceito da dieta vegetariana pode ser interpretado como sinónimo de uma dieta saudável. Ora, consumir mais alimentos de origem vegetal nem sempre se traduz em escolhas de maior qualidade, sendo tão merecedora de acompanhamento nutricional como qualquer outro padrão alimentar.
Marque a sua consulta se quiser saber mais sobre como transitar para uma alimentação vegetariana ou vegana de forma saudável.
Autor: Dra. Márcia Gonçalves