A transpiração excessiva denomina-se por hiperidrose. É uma doença benigna, correspondendo a um exagero da função das glândulas sudoríparas.
A hiperidrose produz normalmente transpiração nas mãos, nas axilas, nos pés, mas pode afetar o couro cabeludo e a face. Estas são as regiões onde existe um maior número de glândulas sudoríparas. Uma das causas da hiperidrose é a atividade de um gânglio do sistema nervoso simpático, situado na região torácica, que dispara impulsos que fazem as glândulas produzirem suor.
Existem diversos tratamentos convencionais para a hiperidrose, incluindo anti-perspirantes e cirurgia (Simpaticectomia torácica superior bilateral). Mais recentemente, tem vindo a crescer em popularidade a injeção na região das axilas de toxina botulínica – o famoso Botox.
A toxina botulínica bloqueia a libertação do neurotransmissor acetilcolina, ou seja, a transmissão nervosa, produzindo desnervação química eficaz da glândula e cessação temporária da sudorese excessiva.
Uma das principais vantagens do tratamento com toxina botulínica para a hiperidrose é sua eficácia, rapidez e comodidade. Uma sessão de tratamento dura cerca de 20 minutos e não implica desconforto significativo. As injeções podem proporcionar alívio significativo da transpiração em apenas uma sessão, com resultados que podem durar de seis meses a um ano. Isso faz da toxina botulínica uma opção atraente em comparação a outros métodos, como cremes tópicos que podem ser menos eficazes ou a cirurgia, que envolve riscos e uma recuperação mais prolongada.
Apesar de ser normalmente uma alteração benigna, a transpiração excessiva pode ser um sintoma de patologia.
Consulte o seu médico se:
- A transpiração atrapalha sua rotina diária e interação social;
- A transpiração causa sofrimento emocional;
- Sudorese súbita ou noturna, sem motivo aparente;
- Excreção de muco ou suor com alteração do odor;
- Inflamação da pele;
Poderá agendar uma consulta para avaliar as melhores opções de tratamento e garantir resultados satisfatórios, permitindo que usufrua de atividades desportivas e eventos sociais, sem o desconforto da transpiração excessiva.
Autor: Margarida Mota Freitas